23 dezembro, 2014

Psi - Símbolo da Psicologia


Hoje trago uma curiosidade muito interessante. Quem de vocês já viu ou conhece o símbolo da Psicologia?
Para quem ainda não conhece apresento-lhes:

Imagem da Internet

Bom, mas a pergunta é: Por que esse símbolo? Vou te ajudar a entender um pouquinho.



símbolo da psicologia é representado por um tridente, símbolo das divindades do mar, o qual representa a vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada Psi. Na etimologia, o termo psicologia corresponde a união das palavras gregas “psiche”, que quer dizer alma, “sopro” (o sopro de vida ou o sopro d'alma), e “logos” que significa estudo. Assim, em outras palavras, psicologia significa o estudo da alma.


Tridente: Símbolo da Psicologia


O símbolo da Psicologia carrega muitas interpretações sendo representada pelo símbolo solar do tridente, e algumas vezes, é composto também de duas serpentes, que simbolizam os saberes da ciência, e dois ramos de louro que simbolizam a glória, a vitória e a homenagem. Destarte, a primeira das interpretações acerca do símbolo, afirma que cada ponta do tridente, representa o tripé das teorias ou correntes psicológicas, a saber: o comportamentalismo, a psicanálise e o humanismo.
Por conseguinte, alguns afirmam que cada extremidade desse símbolo do raio representam os relâmpagos; outros encetam que cada ponta simboliza as forças do inconsciente. Nesse sentido, vale lembrar que segundo a teoria do criador da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939), as três pontas do tridente representam a tríade das forças denominadas por ele de: id (inconsciente), ego (pré consciente) e super ego (consciente). Além disso, há interpretações que indicam que as três pontas do tridente simbolizam as três pulsões humanas, a saber: a sexualidade, a espiritualidade e auto conservação (alimentação).
Segunda a tradição cristã, o tridente pode simbolizar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo); e, por outro lado, é também o símbolo do castigo e da culpa representado, dessa forma, como instrumento do castigo nas mãos do Satanás. Vale lembrar que na Índia, o tridente chamado de Trishula, objeto carregado pelo Deus supremo do Hinduísmo, Shiva, Deus da energia criativa, da transformação e da destruição. Com efeito, o trishula (tridente) representa os raios simbolizando seus três papéis, ou seja, o destruidor, o criador e o preservador; ou ainda, a inércia, movimento e equilíbrio.
Poseidon e o Tridente
Analogamente à simbologia da letra grega “Psi” (alma), Poseidon (Netuno), deus das águas subterrâneas e submarinas, carregava um tridente ou arpão de três pontas e, com esse instrumento, acertava seus inimigos no coração e capturava suas almas. Além disso, sua arma de guerra quando enfiada na terra possuía o poder de criar mares calmos ou agitados e, por isso, simboliza a inconstância.
Hoje há variações no design do símbolo, tais como:

Imagem da Internet
Imagem da Internet

Imagem da Internet
Imagem da Internet




Por: Jacqueline Sanchez - Essência Humana em Foco
Site consultado:http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolo-psicologia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui