19 dezembro, 2014

TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada

Imagem da Internet com alterações

Atualmente é muito comum nos depararmos com casos de ansiedade, ou algum tipo de transtorno advindo da mesma. Muitas pessoas sequer imaginam que podem estar sofrendo de um Transtorno de Ansiedade Generalizada.

O TAG muitas vezes é erroneamente interpretado como algo “comum” nos tempos modernos, e não é dada a devida importância aos seus sinais e sintomas.

Porém o TAG é uma doença e o mais indicado é buscar ajuda profissional assim que se percebe o quanto ele está atrapalhando em sua vida. O que é tratado logo no início é sempre mais fácil de resolver, além de evitar outras doenças.

Há inúmeros casos em que as pessoas buscam ajuda profissional, sobretudo já apresentam quadros muito mais graves e evoluídos, como Transtorno de Pânico, Depressão, etc. Isso ocorre por acharem que a ansiedade demasiada é algo que pode ser controlado com facilidade e não é necessário tratar. Muitas vezes a própria pessoa não tem a noção do nível ansioso em que se encontra. E é aí que mora o perigo!

A pessoa que tem TAG sente-se ansiosa frente a quase todas as situações e eventos cotidianos, sejam os mais simples e os mais complexos.
Mas o que preocupa é que qualquer evento simples. Vou citar um exemplo: o celular da pessoa começa a tocar, e na identificação da chamada aparece um número desconhecido, a pessoa começa a sentir-se extremamente ansiosa, pois não conhece aquele número e não sabe a finalidade daquela ligação. Naquele momento, ela já imaginou todas as possibilidades, (“E se for do banco?”; “E se for alguma cobrança?”; “E se for alguma notícia ruim?”; “E se alguém próximo faleceu”...). Ela tem pensamentos catastróficos em relação àquela ligação, esses pensamentos podem estar muito longe do real, porém para o TAG o “real” é catastrófico, (já não há a noção do que é real e do que é o fato em si). Há uma distorção da realidade.

Essa ansiedade vem repleta de sintomas corporais como taquicardia, sudorese, tensão muscular, entre outros dependendo da situação e do nível da crise.

São os mais simples eventos e situações do dia-a-dia que podem trazer essas conseqüências para quem sofre de TAG.

Resumindo a TAG
O que é?
Um transtorno crônico.
Pode-se dizer que a TAG é constituída por um demasiado grau de ansiedade e preocupação( frente a eventos e situações cotidianas simples) difíceis de serem controladas, podendo afetar muitas áreas da vida do indivíduo e resultando em crises.

Quais os sintomas mais comuns?*
- inquietação ou impaciência
- fatigar-se facilmente
- tensão muscular
- irritabilidade
- dificuldade de concentração ou “brancos de memória”
- distúrbios do sono

*Tais sintomas devem aparecer na maior parte dos dias num período maior que 6 meses consecutivos de duração.

Tratamento:
O tratamento da TAG pode ser psicoterápico e/ou medicamentoso. A Terapia Cognitivo-Comportamental é muito indicada para casos de Transtorno de Ansiedade Generalizada, pois ajuda o paciente a conseguir ferramentas para lidar melhor com a ansiedade.

Age no modelo cognitivo, nas crenças do paciente e nos pensamentos automáticos que na maioria das vezes não são reais.



Por: Jacqueline Sanchez - Essência Humana em Foco
Baseado no Livro: Terapia Cognitivo-Comportamental para os Transtornos de Ansiedade - Gildo Angelotti Organizador

5 comentários:

  1. Nossa Psicóloga do CEC. Obrigado por nos trazer ajuda e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio Santos, é uma honra! E pode aguardar que sempre postarei temas e conteúdo relacionado a psicologia para vocês! Obrigada!

      Excluir
    2. eu sofro desse mal e tenho sp desde meus 14 anos ,hoje tenho 48 anos,ja passei por momentos muito dificil, tomo medicamento para ansiedade e para dormir, pocuro tudo oq ue possa me ajudar a efrentar a doença e melhorar meu dia a dia,obigada ,estou amando as materias .tem muita gente sofrendo desse mal.

      Excluir
  2. Nossa, nunca me identifiquem tanto com algo... E além de tudo, tenho enxaqueca crônica emocional que fica ainda pior quando acontece essas crises de ansiedade (sempre). Já me tratava por outros motivos mas tive que abandonar a terapia, e nunca julguei necessário citar essa ansiedade generalizada nas consultas.
    www.amorcapilar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, as vezes a ansiedade está tão "presente" na vida das pessoas que elas acabam nem se dando conta de quão prejudicial podem ser suas consequências. E a ansiedade é um mal que acaba "puxando" outros males. Por isso, assim que puder não deixe de voltar à terapia. Prevenir é sempre bom! Um beijão pra você =D

      Excluir

Comente aqui